O Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ) foi o palco, nesta sexta (25), do lançamento do uniforme comemorativo aos 43 anos do Joinville Esporte Clube (JEC). O terceiro conjunto do time faz homenagem à corporação de voluntários mais antiga do Brasil. O Tricolor estreia a camisa vermelha e o calção cinza, com as referências ao CBVJ, neste sábado (26), contra a Chapecoense, disputa vália pelo Campeonato Catarinense.
“A cooperação entre as duas instituições representa uma união de forças. Queremos um JEC forte novamente”, disse Ivan Hudler, vice-presidente da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (ACBVJ). Já o presidente do Joinville Esporte Clube, Vilfred Schapitz, observou que a aproximação do JEC com os bombeiros voluntários faz parte da estratégia desta gestão, que é resgatar a paixão pelo Tricolor. “A nossa proposta é devolver o Joinville para a cidade”.
A parceria entre as duas entidades vai além da cessão da marca do CBVJ ao terceiro uniforme do Tricolor. O clube vai repassar aos bombeiros voluntários 10% dos royalties que receber com a venda das camisas. Em acordo que envolveu também a Spiller, fabricante do uniforme, os bombeiros terão desconto na compra da camisa comemorativa.
Além da diretoria das duas entidades, o evento de lançamento teve a presença do diretor administrativo da ACBVJ, Marcos Krelling; de Flavio Alves Janones, diretor geral da Sociesc Joinville e demais patrocinadores; dos subcomandantes voluntário do CBVJ, Renato Seidel, e operacional, Jackson Jasper; bombeiros voluntários e imprensa.
Parceiros
A parceria entre JEC e Bombeiros Voluntários, duas instituições admiradas pelos joinvilenses, começou a ser acertada em meados do ano passado. “Além da homenagem do JEC à corporação e aos nossos bombeiros, esta é uma oportunidade diferenciada para ambos de conexão com torcedores e população em geral”, disse Matheus Cadorin, executivo da ACBVJ.
O gerente de marketing do clube, Thiago Meira, por sua vez, reforçou que o projeto tem como alicerce o conceito de união. “Unimos as duas paixões de Joinville. É motivo de muito orgulho ter os bombeiros nessa jornada.”
Como é
O terceiro uniforme do JEC é composto por camisa vermelha, calção e meias cinza e foi inspirado no uniforme operacional dos bombeiros voluntários de Santa Catarina. Na frente, traz a foto da torre do prédio histórico, inaugurado em 1956, como uma marca d’água e, no canto inferior esquerdo, um selo do CBVJ. No ombro direito, destaca o nome da cidade, o número “1” – alusão a mais antiga corporação de voluntários do país, e o fone de emergência 193. E, no contorno da gola, a frase do hino: “Voluntários de todo coração”.
Bastidores
O Joinville Esporte Clube produziu um vídeo para o lançamento do conjunto nesta sexta e estreia em campo. O audiovisual utilizou trechos do filme institucional do CBVJ e acrescentou imagens dos bombeiros voluntários entrado em cena na Arena.
O evento de lançamento do uniforme também teve a participação de bombeiros voluntários. Ao lado do jogador Tiago Costa, eles vestiram a nova camisa do clube como parte do uniforme operacional, uma forma de destacar a referência e o uso das cores vermelha e cinza.
O jogo contra a Chape também terá a presença marcante da corporação. Os instrumentistas do Projeto de Música do CBVJ vão executar os hinos Nacional e de Santa Catarina e, no intervalo do jogo, outras composições. Os jogadores entrarão em campo com crianças do Programa Bombeiro Mirim, que neste ano comemora 35 anos de atividades.
Quem são │Bombeiros voluntários no lançamento da camiseta
- Karine Moreira dos Santos da Costa Borges, advogada, bombeira voluntária no CBVJ há 7 anos. É resgatista e socorrista.
- Jeferson Alves, técnico em enfermagem, bombeiro voluntário no CBVJ há 10 anos. É socorrista, aquaviario, resgatista, instrutor e motorista. Também exerce funções de chefe de equipe e coordenador voluntário da Unidade 3 – Itaum.
Quem são │Bombeiros voluntários no vídeo do JEC
- Josiane Preuss – Unidade 3
- Cristiano de Oliveira – Unidade 1
- André Elias Gonçalves – Unidade 5
- Rafael Wittkowski – Unidade 3
- José João Ramos – Unidade 9
- Fernando Luís Hilgert – Unidade 10